O relógio Midnight Planetarium replica a órbita de seis planetas – Terra, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno – em torno do sol. A posição de cada um dos planetas em um determinado momento é representado com precisão sobre a face do relógio, graças a um sistema mecânico complexo que compreende 396 partes separadas.
O movimento de cada planeta é fiel à sua órbita genuína – por exemplo, vai demorar Saturno ao longo de 29 anos para fazer um círculo completo do mostrador do relógio. Mercúrio tem a órbita mais curta, circulando o relógio em apenas 88 dias.
Uma estrela cadente ouro rosa se movendo ao longo da borda externa do disco é usado para contar o tempo, enquanto usuários também podem definir seu próprio ‘dia de sorte’, posicionando um triângulo vermelho ao longo do calendário do relógio.
Naquele dia em particular, a Terra vai pular para sentar-se diretamente abaixo de uma estrela gravada em um cristal de safira – um sinal de boa sorte.
Os planetas foram criados a partir de uma seleção de pedras duras: turquesa para a Terra, serpentina para Mercúrio, chloromelanite para Vênus, jaspe vermelho para Marte, ágata azul para Júpiter e sugilite para Saturno.
O Planetário da meia-noite é parte da Van Cleef & Arpels coleção de relógios Astronomia Poetic, que a marca tem vindo a desenvolver desde 2008.