Que o desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental ambiental entrou definitivamente na pauta das principais marcas de luxo, não é novidade. Porém, enquanto o assunto ainda é visto como modismo por alguns players do setor, para muitas grifes esse temas de fato orientam os planejamentos e se evidenciam em cada novo lançamento.
É o caso da marca Stella McCartney que sempre defendeu práticas ecologicamente corretas para o segmento de moda e, inclusive, se tornou uma espécie de embaixadora dessa ideia. Para comprovar essa afinidade com a agenda ambientalmente correta, a grife reforçou seus valores eco-responsáveis com um lançamento focado nos biomateriais, onde o couro deu lugar para as fibras de cogumelo. Já faz algum tempo que a grife apresentou a bolsa Frayme Mylo e partir do dia 1º de julho, essa nova edição ecologiamente correta e limitada a 100 exemplares estará à venda.
É ainda interessante observar que a marca francesa Hermès divulgou uma informação em 2021 que também estava em desenvolvimento de produtos tendo como base as fibras de cogumelo. Como a temática da sustentabilidade é um assunto ainda em pleno desenvolvimento, sem dúvida, é de se esperar que, em breve, novas marcas ligadas ao mercado de alto padrão apresentem produtos inovadores e que mitiguem ainda mais os impactos ambientais.