A Vênus de Milo, a Catedral de Carrara e o Taj Mahal são exemplos históricos de que muito mais do que um dos mais belos revestimentos usados na arquitetura e na decoraçaão, o mármore sempre esteve associado à arte e ao luxo.
Para reforça ainda mais sua relação com esse elemento nobre que teve inicio na década de 1930, a Bulgari apresenta seu mais novo lançamento. Trata-se do Octo Finissimo Tourbillon, peça que foi desenvolvida especialmente para a edição 2023 do leilão beneficente Only Watch, que angaria fundos para pesquisas relacionadas a Distrofia Muscular de Duchenne.
A caixa do Octo Finissimo, composta por 110 facetas, foi cuidadosamente revestida com uma fina camada de mármore, com todo o cuidado para preservar os delicados componentes e alcançar a harmonia visual. O mostrador também apresenta uma fina bolacha de mármore (apenas 0,6 mm de espessura). A pulseira, a parte mais delicada, exigiu incontáveis horas de trabalho minucioso: a frente e as laterais de cada elo tiveram que ser fixadas com uma lasca de mármore, deixando apenas a superfície interna em titânio DLC preto.
O mármore verde usado para este relógio espetacular, chamado Verde Alpi, vem do Vale de Aosta, a passagem natural que liga a Suíça e a Itália, através dos Alpes. Sua cor dominante na natureza, evocando abundância, crescimento e energia, é compensada por veios brancos, lembrando as serpentinas das florestas alpinas e picos nevados.
Vale lembrar que a coleção Octo Finissimo redefiniu os contornos da alta relojoaria tradicional, reinterpretando complicações relojoeiras clássicas e sofisticadas de uma forma decididamente contemporânea.