Dentro do segmento de moda de luxo, a Versace é sem sombra de dúvidas uma das grifes mais icônicas. Além de uma linguagem fashion particular e de peças que já fazem parte do imaginário do setor, a história da marca italiana é tão espetacular que até mesmo uma série de televisão foi desenvolvida tendo como personagem principal o estilista Gianni Versace, que fundou a grife no final da década de 1970.
Desde a morte prematura de Gianni, vítima de um atentado no ano de 1997, a marca passou a ser administrada pela sua irmã, Dontella Versace, que promoveu alterações e ajudou a marca a se consolidar como uma das mais importantes da moda mundial.
E, conforme recentemente foi divulgado, todo o legado da grife italiana passa agora a ser controlado pelo conglomerado de luxo Tapestry. A transação se deu porque o grupo de marcas de luxo passou a ser o administrador da Capri Holdings Limited, reponsável pela gestão da marca criada por Gianni Versace.
De acordo com os dados publicados na imprensa, o valor do negócio foi avaliado em aproximadamente 8,5 bilhões de dólares, o que torna o empreendimento um dos mais valiosos da história recente do mercado de luxo.
Além da mudança de gestão da marca italiana, a transação também reforça o objetivo do grupo Tapestry em se consolidar como um dos mais importantes players do mercado fashion de luxo, já que outras marcas icônicas do setor devem ser unir ao conglomerado muito em breve.