Robert Louis Stevenson é um dos mais admiradores escritores da literatura mundial. Entre suas obras se destacam a aventura “A Ilha do Tesouro” e a história de terror “O médico e o monstro”. A importância das criações do escocês transcendeu e muito a literatura, basta lembrar que esses dois títulos citados já ganharam adaptações famosas para as telas do cinema.
Para celebrar o autor, a Montblanc lança uma coleção especial em homenagem a Robert Louis Stevenson. Nascido e educado em Edimburgo, na Escócia, Stevenson sofreu de uma grave doença pulmonar durante grande parte de sua vida, mas continuou a escrever e a viajar muito, apesar de sua saúde debilitada. Uma celebridade durante a vida, ele passou vários anos procurando um lugar que melhorasse seus problemas de saúde e acabou se estabelecendo em Samoa, onde morreu com apenas 44 anos.
Os detalhes do design das quatro diferentes edições que compõem a coleção ilustram a vida e obra de Robert Louis Stevenson, A Ilha do Tesouro em particular. A forma do instrumento de escrita é inspirada na luneta usada por marinheiros e piratas, com a geometria inferior do cone evocando a abertura da luneta.
Cada edição apresenta uma interpretação original da caveira e ossos cruzados, símbolo universalmente reconhecido por piratas em todo o mundo. A rosa dos ventos que aparece em toda a coleção é uma referência à “Ilha do Tesouro”, a localização de um tesouro lendário que desempenha um papel central no romance mais famoso de Stevenson.
Referência aos seus últimos anos na ilha de Samoa, no Pacífico, e ao carinho que conquistou dos habitantes locais, o apelido “TUSITALA” ou “contador de histórias” enfeita cada pena da coleção.