Estamos na reta final de 2023 e, de acordo com o balanço das principais marcas de luxo do mundo, o ano foi extremamente positivo para o setor. Além de celebrar, o momento também é oportuno para avaliar quais as grifes que ocupam o protagonismo do mercado na atualidade.
De acordo com o relatório Apparel 50 2023, divulgado pelo instituto Brand Finance neste mês de setembro, a marca de moda mais poderosa neste ano, no que se refere aos valores de mercado, é a francesa Louis Vuitton.
O estudo publicado visava classificar as marcas de moda e acessórios com maior impacto na atualidade e a liderança do ranking ficou com a Nike, mesmo com registrando uma eventual queda de crescimento. Em segundo lugar, aparece a grife criada por Louis Vuitton que apontou um crescimento de 12% nos negócios.
No terceiro lugar se destaca a também francesa Chanel que apresentou um crescimento considerável na ordem de 27%. Logo atrás, e registrando uma leve queda está a Gucci, reforçando a Itália como uma das principais nações do segmento de moda internacional.
Além dessas marcas, completam o TOP 10 do relatório, Adidas, Hermès, Dior, Cartier, Zara e Rolex.