Uma pesquisa desenvolvida pelo QuintoAndar, plataforma digital de compra e venda de imóveis, em parceria com o Instituto Offerwise, organização especializada em estudos de mercado, e publicada logo após o final do período mais grave da pandemia da Covid-19 identificou importantes mudanças nos padrões de consumo.
O desejo de mais áreas verdes no entorno do imóvel (28,4%), a necessidade de um imóvel mais espaçoso (22,4%) e a importância de um espaço dedicado ao lazer nas residências ou apartamentos se destacaram entre as principais exigências dos novos compradores. Essa busca por ampliar a qualidade de vida dentro do lar aqueceu todo o mercado imobiliário.
Dentro do universo do luxo, o período pós-pandemia vem sendo positivo para o setor imobiliário. Somente no segundo semestre de 2023 o mercado de imóveis de alto padrão registrou um crescimento de 39,2% conforme os dados da Brain Inteligência Estratégica e apresentados pela revista Forbes.
Conforme declaração de Rafael Rodrigues, CEO da Imóveis Vila Real, para o portal Terra “o ano de 2023, foi marcado por grandes negociações nas vendas de imóveis de alto padrão. Este é um segmento de pessoas que buscam conforto, exclusividade, e acima de tudo, determinado estilo de vida, com opções que apresentam lazer, comodidade e segurança”.
O aumento da procura por imóveis vem promovendo um aquecimento do setor em diversas regiões do país, como é o caso do interior paulista. Um balanço divulgado pelo SECOVI de São Paulo identificou o lançamento de 4.696 imóveis de luxo e cerca de 700 imóveis de superluxo na região somente no segundo trimestre do ano passado.
Para as construtoras e empresas que atuam no setor, vale lembrar que localização privilegiada, design arquitetônico inovador, investimentos em tecnologia e valorização da sustentabilidade são aspectos que influenciam de forma direta o consumidor de luxo na atualidade.