Quem acompanha o mercado de luxo, com certeza, já ouviu falar em upcycling. De forma objetiva, a técnica consiste na transformação dos resíduos gerados pelas empresas em novos materiais.
Entre os principais benefícios da utilização do upcycling na cadeira produtiva está o corte de desperdícios, a adoção de práticas sustentáveis, o reaproveitamento de materiais e, consequentemente, a geração de lucro.
A metodologia que teve início no segmento de moda, rapidamente se espalhou para outros setores do mercado. Recentemente, a Swarovski anunciou que está desenvolvendo novos cristais justamente tendo o upcycling como foco.
Todas as peças da nova coleção “Swarovski Recreated” foram produzidas de cacos de vidro coletados durante a fabricação de joias. Não há dúvidas que a ação é absolutamente estratégica e tem como objetivo reforçar o posicionamento sustentável da marca.
Vale lembrar que a sustentabilidade ambiental e social vem se consolidando como uma das principais demandas dos clientes de alto padrão na atualidade.
De acordo com o site da marca, a circularidade é um dos destaques da iniciativa. “O vidro quebrado multicolorido é fundido novamente e transformado em uma nova tonalidade única, de alta qualidade impecável, idêntica à do nosso produto original” destaca texto do site. Com a inovação, a Swarovski pretende reduzir em 34% sua pegada de carbono.