A cidade de Paris, mundialmente conhecida em função da cultura do vinho, foi escolhida para sediar o maior evento de degustação de uísque da Europa. Durante três dias, o Whisky Live Paris 2015 deve receber mais de dez mil visitantes que participarão de degustações orientadas por verdadeiros mestres da bebida como Dave Broom, Salvatore Mannino e Ian Chang.
Mais de 160 expositores, representando 30 países produtores de uísque, estarão exibindo seus produtos em um espaço de quatro mil metros quadrados situado no Cite de la Mode et du Design Exhibition Center, localizado às margens do Rio Sena.
A exposição servirá como plataforma de lançamento para novos uísques de marcas como Karuizawa Distillery e Shinanoya. A escolha pela capital francesa, faz todo o sentido, pois, se o consumo de vinho no país registra declínio constante, o interesse por bebidas destiladas cresce continuamente.
O consumo de uísque no ano passado superou a marca de 13,3 milhões garrafas e, se os dados do ano que vem confirmarem, a previsão de crescimento no período entre 2012 e 2016 deve superar os três por cento. De acordo também com pesquisas direcionada às tendências de consumo, o interesse pelo bourbon também apresenta crescimento entre os franceses, com uma previsão de subir 18% no período de 2014 a 2018.
Para os apreciadores do uísque, a notícia desapontadora é que o badalado evento termina nessa segunda-feira, dia 28 de setembro.