No dia 30 de setembro, após um acidente de automóvel, o ator James Dean perdeu a vida, mas ganhou a imortalidade. Sua imagem é até hoje um dos símbolos mais conhecidos da rebeldia juvenil e suas fotos estampam todo tipo de material, de canecas a camisetas.
Mas, engana-se quem a primeira vista acredita que a vida do astro foi uma sucessão de ações marcantes e contestadoras. E esse engano é rapidamente desmentido na produção Life – Um retrato de James Dean, em cartaz nos cinemas brasileiros.
O filme narra os bastidores de um ensaio que o fotógrafo Dennis Stock fez para a famosa revista Life com o ator. As fotos são consideradas até hoje os mais belos registros da carreira de James Dean.
Mais importante do que aumentar a mitologia em torno da vida do ator, o filme mostra a sua fragilidade, suas inseguranças e seus medos. O sucesso, a fama, a rebeldia e, também, a necessidade de seguir regras previamente estabelecidas fazem parte do caldeirão de emoções que o jovem ator vivia na época.
Ao centrar o foco das atenções para um único momento na vida do artista, o filme é exemplar ao humanizar um personagem que há muito se tornou mito. Um grande filme, a altura do seu biografado.
Confira abaixo o trailer de Life – Um retrato de James Dean.