O chocolate é um dos alimentos preferidos de milhões de pessoas em todo o planeta. Os primeiros registros de cultivo do cacaueiro, planta em que brota o cacau, datam de mais de três mil anos. Ao longo dessa história milenar, o chocolate que antes era uma bebida se tornou sólido e as mais incríveis receitas foram criadas com o objetivo de satisfazer aos paladares mais sofisticados e requintados.
Um bom exemplo do aperfeiçoamento dessa deliciosa iguaria gastronômica são os chocolates da marca Carl Schweizer’s To’ak, considerados um dos mais caros do mundo. Produzido no Equador, cada barra da marca (como a que está destacada na imagem acima) custa aproximadamente 260 dólares.
Entre os diferenciais do produto estão o fato da fabricação do chocolate atravessar um processo de 36 etapas até a sua finalização e o cacau utilizado na produção ser colhido de árvores com mais de 100 anos de vida.
Um detalhe que torna o consumo do chocolate ainda atraente, é que ele possui diversos benefícios. As qualidades do chocolate são tão expressivas que a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados realizou uma parceria com a consultora de nutrição funcional Andrezza Botelho para apresentar os novos benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza.
É importante lembrar que quanto maior a porcentagem de cacau, maiores serão os benefícios ao organismo; além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas.
Entre os principais benefícios do chocolate está a redução do estresse cotidiano, o favorecimento das atividades físicas, a redução da pressão arterial, a minimização de dores causadas por exercícios aeróbicos e o estímulo da saúde mental e da função motora.
Então, basta escolher seu sabor favorito e apreciar esse requintada delícia saudável, sempre com moderação, é claro.
Crédito da imagem: Reprodução.