Com elenco de atores estrelados e dirigido por Wes Anderson, o filme americano O Grande Hotel Budapeste tem peças criadas por Miuccia Prada e estreia esta semana em São Paulo. O diretor Wes pediu a Miuccia para criar um conjunto exclusivo de 21 malas e baús e um trench coat em couro especialmente para os dois personagens protagonistas de seu novo filme, Madame D. (Tilda Swinton) e Jopling (Willem Dafoe), respectivamente.
O filme conta as aventuras de Monsier Gustave H. (Ralph Fiennes) – um lendário concierge em um famoso hotel europeu no período entre as duas guerras mundiais – e Sr. Moustafa (F. Murray Abraham/Tony Revolori), o mensageiro, que se torna seu mais fiel amigo.
As 21 peças, entre malas e baús, foram inspiradas nos modelos vintage da marca e refletem o glamour dos anos 1920 e 30, onde nas clássicas viagens aristocráticas as malas eram projetadas para transportar todo o tipo possível de roupas e acessórios: de ternos a sapatos e de joias a chapéus. Assim, os conjuntos são equipados com gavetas internas e compartimentos externos, tem moldura de madeira envolta em couro Vacchetta e são revestidos internamente por cetim. Já o trench coat foi desenvolvido inteiramente em couro Napa preto.
Para um toque personalizado, as malas foram pintadas pelo artista Mieke Casal com as iniciais da personagem Madame D. sobre o couro, no estilo típico da década de 20. Os objetos desenvolvidos por Miuccia especialmente para o filme estão sendo expostos em algumas lojas Prada pelo mundo, como em Tóquio e Berlin, acompanhando o calendário de premières do filme.
Esta é a mais recente colaboração entre o diretor americano e a Prada, que inclui também o curta-metragem Castello Cavalcanti. A Prada continua a parceira líder com diretores internacionais, confirmando mais uma vez a abordagem multidisciplinar que caracteriza a relação contínua da marca com uma variedade de universos, como arte, arquitetura e cinema.