No segmento de luxo, assim como ocorre em diversos outros nichos mercadológicos, as principais marcas do setor tendem a oscilar na preferência do público e nos resultados de faturamento. Um bom exemplo disso é a Gucci que, em décadas passadas, enfrentava uma séria instabilidade institucional e, atualmente, se tornou uma das principais referências do segmento de moda.
Entretanto, nos últimos anos, uma posição parece definida e consolidada no mercado de luxo: a de marca mais valiosa. É o que indica uma pesquisa recentemente divulgada pela BrandZ que registrou a Louis Vuitton como dona de um patrimônio líquido superior a 47 bilhões de dólares. Esse montante, aliado ao fato da grife francesa ter crescido cerca de 15% em relação ao ano anterior, fazem da Louis Vuitton a marca mais valiosa do mundo no segmento de luxo.
Entre os principais motivos elencados pelo estudo para a posição de destaque da marca francesa no mercado de alto padrão em todo o mundo é a capacidade de entender a totalidade de seus clientes, ou seja, ao mesmo tempo em que a grife reafirma seus valores clássicos em busca dos clientes mais tradicionais, também aposta em inovação e criatividade para conquistar os consumidores mais jovens.
Outros ícones do mercado de luxo também se destacaram nas primeiras posições entre as marcas mais valiosa do mundo. A Chanel, na segunda posição, teve seu patrimônio calculado em 37 bilhões de dólares e no terceiro lugar do ranking ficou a Hermès com 31 bilhões de reais em patrimônio. Yves Saint Laurent, Dior, Cartier, Burberry, Rolex e Prada foram outras marcas citadas na pesquisa entre as mais valiosas do segmento.
Crédito das imagens: Louis Vuitton-Instagram/Reprodução.