O Henry Graves Supercomplication, um relógio que tem um valor estimado de US $ 16 milhões, é “o relógio mais complicado já feito completamente à mão humana” e será vendido em Genebra em 14 de novembro, disse Sotheby.
“A lista de superlativos que podem ser anexados a este ícone do século 20 é realmente extraordinário”, disse a casa de leilões, descrevendo-o como “o Santo Graal dos relógios”.
O relógio, feito por Patek Philippe, foi encomendado pelo banqueiro nova iorquino Henry Graves em 1925 e teve um total de oito anos para ser concluído.
Possui em sua exibição não só a hora, mas também uma infinidade de outros indicadores: um calendário perpétuo, as fases da lua, o tempo sideral, indicações para a época do sol e o nascer do sol e do céu noturno de Nova Iorque.
O relógio Henry Graves foi o mais complicado do mundo por 56 anos antes de ter sido ultrapassado por projetos executados por técnicos auxiliados por computadores.
Foi vendido em 1999 por um então recorde de US $ 11 milhões e está à venda novamente para marcar o 175 º aniversário de sua fabricante.