Belize é um país pequeno em tamanho, mas enorme em atrações naturais e culturais com apenas 280 km de comprimento e 100 km de largura. Sua costa é banhada pelo mar do Caribe e tem aproximadamente 450 ilhas ou enseadas fazendo parte de sua tipografia local.
Belize possui milhares de cavernas de diferentes níveis, de caminhadas fáceis à caminhadas desafiadoras, que muitas vezes podem se transformar em escalada, rapel e nado. Na maioria das cavernas, encontramos extensas formações de estalactites e estalagmites. Umas possuem cerâmica intacta antiga (Che Chem Ha), esqueletos (como na caverna Actun Tunichil Muknal) e outras formações naturais, como cachoeiras subterrâneas (Blue Creek, Caves Branch).
ACTUN TUNICHIL MUKNAL (ATM)
Aberta ao público desde 1998, esta caverna também conhecida como a Caverna do Sepulcro de Pedra, é considerada uma das mais impressionantes do mundo, tanto por sua natureza quanto por sua história. Não é tão difícil chegar até ATM, porém é exigido algum esforço, o qual é compensado com certeza uma vez que se chega e descobre-se esta magnífica caverna maia.
Dentro desta caverna histórica é possível encontrar vestígios de que os maias a usaram para realizar suas cerimônias, como objetos cerâmica, artefatos de pedra e restos de esqueleto. Além disso, como convém a uma caverna de inegável beleza natural como essa, as estalactites e estalagmites fazem os visitantes entenderem o motivo de esta caverna ser conhecida como o submundo.
NOHOCH CHE’EN CAVES BRANCH RESERVA ARQUEOLOGICA
Viaje pelas antigas rotas maias de Nohock, pegue um túnel interno e flutue pelas cavernas do rio Branch. A Reserva Arqueológica de Nohoch Che’en abriga cavernas que os antigos maias consideravam sagradas. As excursões acontecem diariamente, por isso flutue por aqui.
ST. HERMAN’S BLUE HOLE PARQUE NACIONAL
O parque nacional St. Herman’s Blue Hole possui uma piscina turquesa natural que faz parte de um sistema fluvial. Excelente para nadar, a área é cercada por uma vegetação exuberante.