O desaquecimento econômico brasileiro é uma realidade que, infelizmente, vem se estendendo muito mais do que deveria. Comemorar bons negócios e, principalmente, boas vendas tem sido tarefa difícil em setores que vão da indústria ao varejo.
Uma boa notícia para a econômica do país é que o segmento de luxo permanece, ainda, navegando em águas um pouco menos caudalosas e alguns nichos de mercado dentro do setor premium vem se destacando com excelentes resultados.
Conforme dados divulgados pela consultoria IDC Brasil, as vendas de smartphones de alto padrão tiveram um crescimento de 111%, perfazendo um total de mais de 230 mil unidades vendidas apenas no primeiro trimestre de 2016. Uma constatação que ajuda a explicar essa grande procura é o aumento da oferta de aparelhos. Há algum tempo, o mercado era praticamente dominado por duas marcas que ofereciam cerca de oito aparelhos diferentes. Atualmente são mais de vinte modelos de diversos fabricantes.
De acordo com uma declaração do analista da IDC Brasil, Diego Silva, publicada no site do jornal Estadão “O dólar fez a competição nos smartphones de entrada ficar mais difícil, com pequenas margens de lucro. Em aparelhos mais caros, as empresas ganham saúde financeira com margens melhores”.
O segmento de computadores e notebooks premium também apresentou bons resultados. O crescimento literalmente deu um salto de pouco mais de 8% das vendas em 2014 para 25% no ano passado. E boa parte desse bom momento se deriva de um novo posicionamento das mais importantes marcas de tecnologia visando uma readequação ao mercado nacional.
Fica a dica: quem busca tecnologia e luxo em um mesmo equipamento pode, e deve, aproveitar o momento.