O Euromonitor Internacional publicou, no início deste ano, um relatório contendo informações sobre as 10 principais tendências globais de consumo em 2022. O objetivo do documento é promover uma reflexão tanto por parte dos consumidores quanto por parte das empresas no que tange o presente e o futuro do mercado. Confira, abaixo, cinco tendências que possuem impacto direto no mercado de luxo.
AGENTES DO CLIMA
Pesquisas realizadas no ano passado apontaram que 67% dos consumidores se empenharam em causar um impacto positivo ao meio ambiente por meio de suas ações cotidianas. A preferência dos consumidores por marcas sustentáveis que apresentam de forma transparente os recursos (naturais e humanos) de sua cadeia produtiva vem promovendo a adesão cada vez maior das empresas aos protocolos ligados à proteção do meio-ambiente.
O MOVIMENTO METAVERSO
Se, no início da pandemia, as reuniões virtuais se tornaram ações estratégicas das principais organizações em todo o mundo, atualmente, com o movimento metaverso essa ideia foi além e busca realidades cada vez mais imersivas com o suporte da tecnologia 3D. As fronteiras entre o mundo físico e virtual não param de se diluir e o uso acentuado das plataformas de vídeo motiva as empresas aumentarem sua expertise também nessa área.
URBANOS RURAIS
A proposta do trabalho remoto se popularizou imensamente nos últimos anos e 37% dos consumidores afirmam esperar trabalhar em casa futuramente. Esse aumento do interesse em ficar em casa fez ampliar a busca por mais “natureza” dentro de casa e mais “áreas verdes” quando o assunto é um imóvel novo. A cidade de Singapura é uma referência nesse assunto com a construção de uma cidade verde e a criação de alternativas habitacionais urbanas sustentáveis.
EM BUSCA DO AMOR-PRÓPRIO
Ao mesmo tempo em que as redes sociais contribuíram para tornar o mundo uma aldeia global, elas também fortaleceram a individualidade e a busca pelo amor-próprio. Mais da metade dos consumidores acreditam que serão ainda mais felizes nos próximos anos e, para isso, terapias e procedimentos de saúde como massagens, meditação e o uso de remédios naturais vem tornando-se cada vez mais desejáveis.
A GRANDE RENOVAÇÃO DA VIDA
Ser apaixonado pelo que se faz e buscar um propósito na vida são duas ações muito evidenciadas nos últimos anos. Dados registrados em 2015 apontam que somente 12% dos consumidores priorizavam o tempo para si mesmo, em 2021 esse percentual dobrou. Apoiar o crescimento e o desenvolvimento pessoal e estabelecer novos espaços de trabalho são estratégias das empresas que buscam profissionais e clientes mais comprometidos.
Crédito da imagem: Burberry-Instagram/Reprodução.