A primeira colaboração artística da coleção Serpenti Tubogas celebra o esplendor da natureza, tema que rege as inspirações do arquiteto japonês Tadao Ando. Em uma parceria inédita, o mostrador do icônico réptil da Bulgari expressa as mudanças de tons de uma floresta ao longo das estações em composições de aventurina verde, olho de tigre e madrepérola branca ou rosa.
Embora Tadao Ando e Bvlgari já tenham colaborado no passado, esta é a primeira vez que trabalham a coleção Serpenti. Em 2020 e 2021, os designs minimalistas do Octo Finissimo capturaram a essência do tempo por meio das linhas simples de uma espiral e do conceito Mikazuki, simbolizando a Lua crescente.
O arquiteto ressalta que o seu objetivo foi “integrar as várias forças em atuação para restaurar a unidade da arquitetura com a natureza”. Seus projetos mesclam a estética da percepção e os princípios da circularidade em harmonia com a luz natural, estabelecendo uma conexão direta com o meio ambiente.
Assim como uma cobra passa por sua transformação, as obras de Tadao Ando mudam conforme a luz e as estações. O célebre arquiteto moldou sua linguagem de design em torno da aparente simplicidade das formas e da pureza dos materiais, mantendo uma harmonia direta com a natureza.
Suas construções de concreto se mesclam perfeitamente com o ambiente, como é o caso do Museu da Prefeitura de Hyogo – localizado em um cenário magnífico com vista para as montanhas ao norte e para o Mar Interior de Seto ao sul do Japão. As criações emblemáticas do arquiteto japonês são construídas em torno da luz natural, interagindo com as suas linhas refinadas. Na primavera, as aberturas permitem a entrada de luz solar revigorante nos espaços interiores. Depois o museu adota um visual para o verão, tudo na luz e na sombra, graças ao frescor de seus corredores internos.
Consequentemente, a Serpenti reflete agora de maneira mais profunda os domínios da fauna e flora, espelhando-se na floresta e adaptando-se aos ciclos das estações. O réptil enrola-se no pulso, adornado com fragmentos de pedras preciosas ou madrepérola que ecoam a visão arquitetônica de Tadao Ando com suas linhas harmoniosas, retas e simplificadas.