A extensão de marca é uma estratégia comum nos mais diversos nichos mercadológicos. De forma objetiva, trata-se da utilização de uma marca já consagrada em um determinado segmento de mercado com o objetivo de ampliar o seu catálogo de produtos e investir em setores distintos daquele em que ela está consolidada.
O recentemente anúncio da Balmain sobre sua nova linha de cosméticos planejada para chegar às prateleiras durante o outono de 2024 reforça que a tática comercial também é sucesso no mercado de luxo.
O responsável pelo desenvolvimento dos produtos cosméticos e de beleza será o grupo Estée Lauder. Conforme entrevista publicada na imprensa, o diretor artístico da Balmain, Olivier Rousteing, afirmou que a marca sempre esteve determinado a “refletir sobre a forma como as diversas gerações atuais querem viver e vestir-se. Portanto, é claro que não podíamos entrar no negócio da beleza sem nos certificarmos de que tínhamos encontrado um parceiro que compreendesse e partilhasse a nossa visão. Desde o início, o grupo Estée Lauder deixou claro que apoiava a visão singular da Balmain, bem como a nossa ambição de mudar o paradigma de beleza de luxo global.”
A colaboração com a Estée Lauder, porém, não é a primeira da marca fundada por Pierre Balmain com empresas do setor cosmético. Ao longo do últimos anos a grife já consolidou parcerias com marcas como a Clinique para o lançamento de produtos destinado ao mercado da beleza.