É comum passear pelo Vale dos Vinhedos, roteiro enoturístico mais famoso do Brasil, e ver pessoas caminhando entre os vinhedos, participando de cursos de degustação, fazendo piqueniques ao ar livre, colhendo uva, entre tantas outras experiências que a cultura do vinho proporciona. Agora, também é possível penetrar no espaço mais restrito da Cave do Sol, vinícola inaugurada em setembro do ano passado, onde acontecem degustações especiais e onde está a Enoteca da família, para relaxar em uma aula de yoga e meditação. É a Experiência Saudação ao Sol.
Quem não conhece ainda a vinícola se surpreende com o gigantesco Sol ao centro da cave, imortalizado na arte de um mosaico multicolorido que ganha a luz natural do astro, através de uma cavidade no teto. Faça chuva ou faça sol, a obra de arte é iluminada naturalmente. É ali, que até seis pessoas poderão viver essa experiência inédita, conduzidas pelos instrutores Augusto e Manoela Schiavenin. Depois de relaxar e recarregar energias positivas, as pessoas são conduzidas para a visita à vinícola e as demais obras de arte espalhadas pelo empreendimento, todas feitas por artistas locais a partir de objetos utilizados na vinícola da Família Passarin.
É a arte que vem do vinho, onde pipas de até 110 mil litros de vinho foram transformadas em móveis e portas imponentes. Tijolos da vinícola desativada revestem as paredes da cave. Equipamentos do século passado hoje fazem parte de grandes instalações com obras de arte externas e internas. Um passeio pela história da vitivinicultura brasileira.
Depois de alimentar mente e espírito com boas energias e muita história, o momento é reservado para degustar espumantes e sucos de uva e saborear uma mesa de antepastos. Cada participante ganha uma taça de cristal personalizada. O primeiro grupo viverá a experiência dia 6 de março, às 9h30min. Outras quatro datas também estão abertas para agendamento prévio, sendo elas: 20 de março, 17 de abril, 8 de maio e 22 de maio.