Em comemoração ao 70° aniversário do relógio Ref. 765 AVI Original, um cronógrafo desenvolvido para aviadores com um bisel rotativo de 12 horas para o registro dos tempos de voo, a Bretiling anuncia o lançamento de 3 novos modelos para abranger o portfólio de uma de suas coleções mais emblemáticas.
Na década de 1930 o departamento de aviação da Breitling estava em destaque, criando relógios de cockpit de precisão e cronógrafos de pulso exclusivos, Não por acaso, em 1953, a marca apresentou ao mundo o Ref. 765 AVI, um cronógrafo para pilotos com um bisel rotativo de 12 horas para o registo dos tempos de voo. Se tornando indispensável aos aviadores o relógio passa a ser chamado de AVI “Co-Pilot”, por ser extremamente confiável e de grande ajuda aos aviadores.
Agora, em 2023, a Breitling revisita os célebres códigos de design estabelecidos pelo Super AVI de 46 mm e implementa-os num formato de 42 mm – introduzindo a nova linha Classic AVI, que apresenta um formato versátil sem abrir mãos das características as tornam especiais. Os novos modelos mantêm os esquemas de cores dedicados aos quatro dos aviões mais marcantes da história: o North American Aviation P-51 Mustang, o Vought F4U Corsair, o Curtiss P-40 Warhawk e o de Havilland Mosquito. As cores das insígnias e marcações dos aviões conferem um toque de cores vivas aos ponteiros e contadores. As silhuetas dos aviões estão gravadas no fundo de caixa, que é feita em aço para todas as versões do relógio.
O aniversário também traz duas edições especiais. A primeira é o Super AVI Mosquito Night Fighter – novo modelo de 46mm inspirado no Night Fighter 2, uma aeronave de dois lugares totalmente em preto, concebida para voar furtivamente pelo céu noturno. Este relógio presta homenagem à pintura escura do avião, apresentando uma caixa em cerâmica preta, um bracelete de couro militar preto e um mostrador preto com contadores antracite. A segunda é uma reedição inspirada no clássico modelo Ref. 765 AVI, laçado em 1953, que recebeu a alcunha de “Co-Pilot”.
Nomeado AVI REF. 765 1964 Re-Edition, a edição limitada apresenta 164 exemplares que reproduzem fielmente o design da versão original, que inclui um vidro de hesalite característico da época, assim como os índices em forma de bastão e os ponteiros luminescentes em forma de lápis utilizados no primeiro relógio. Para preservar o seu caráter vintage, o relógio é movido pelo calibre B09, um movimento manufaturado da Breitling de corda manual.