Um estudo divulgado no início do ano pela Bain & Company em parceria com o Centro Mundial de Diamantes da Antuérpia, constatou que o mercado de diamantes cresceu aproximadamente 3% no ano de 2015.
Entretanto, se for levado em consideração o ano anterior, o resultado não foi muito significativo, já que em 2014 o crescimento foi da ordem de 5%. Entre as principais razões do declínio no crescimento estão a redução do consumo no mercado chinês e a desvalorização do dólar no período.
O relatório ainda indica que no ano de 2015 a indústria de diamantes atravessou um período de estabilidade e grande parte disso ocorreu em virtude do aumento do interesse pelos diamantes protagonizado pelo público da classe média norte-americana.
A boa notícia constante no estudo é que de acordo com a Bain & Company, o cenário do segmento para os próximos anos é positivo, com possibilidades reais de crescimento. Neste panorama, destacam-se os mercados norte-americano, indiano e chinês.
Um dado bastante relevante apresentado no relatório é que os millenials, nome dado a geração que nasceu a partir do início dos anos 1980, deve ter um papel significativo para a retomado do crescimento do setor. Pesquisas realizadas na área apontam que os integrantes dessa geração demonstram o mesmo interesse pelos diamantes que seus pais.
A pesquisa também destaca que investimentos em marketing e na modificação da experiência de compra dos clientes no varejo são estratégias fundamentais para o desenvolvimento do setor nos próximos anos.