O que faz uma marca ser poderosa nas redes sociais? BoF Insights e Quilt.AI co-criaram o BoF Brand Magic Index em 2023 para responder esta pergunta. A pesquisa mede o engajamento dos seguidores das principais marcas de luxo e moda no Instagram e no TikTok.
Em detalhes, a ferramenta alimentada por IA analisou dois critérios específicos: a taxa de engajamento da marca no Instagram e a quantidade de conteúdo gerado pelos internautas relacionado à marca no TikTok. Dados que resultaram num ranking geral divulgado divulgado na data de hoje (11/07).


Em primeiro lugar entre as marcas que mais geraram engajamento, encontramos empatadas Calvin Klein (25,6 milhões de seguidores) e Diesel (3,3 milhões de seguidores). Os números vem pelo sucesso de marketing, no caso da Calvin Klein, a campanha com o ator Jeremy Allen White, estrela da série The Bear foi uma total comoção na internet.
O ranking revela ainda o desempenho da Jacquemus (6,4 milhões de seguidores) no Instagram. Segundo BoF Insights, é a marca que mais gerou engajamento nesta plataforma entre outubro de 2023 e março de 2024. O que levou a esse sucesso? Conteúdo inovador (uso de realidade aumentada), bem-humorado e às vezes até intimista. Por outro lado, a marca Dolce & Gabbana ocupa a 38ª posição no ranking do Instagram, embora tenha mais de 30 milhões de seguidores. Prova de que para ser poderoso e impactante nas redes sociais, ser uma grande marca já não é suficiente, é essencial uma estratégia de marketing criativa e avançada.