A importância do escritor inglês William Shakespeare para a cultura mundial parece crescer com o passar do tempo. Se em vida a fama do autor de Romeu e Julieta foi modesta, a redescoberta de seus textos e os incontáveis estudos sobre a sua obra o elevam a posição de um dos mais significativos criadores de todos os tempos.
E neste ano em que se celebra o 400º aniversário da morte do bardo inglês, muitas celebrações ocorreram em todo o mundo. E, é claro, que o segmento de moda e a indústria do luxo também se fariam presentes nesta data tão expressiva para a história da cultura ocidental.
Para relembrar as obras clássicas do icônico escritor, a loja de departamentos Selfridges criou o projeto Shakespeare Refashioned. A ideia central foi o desenvolvimento de uma coleção cápsula com peças de autoria de celebrados estilistas como Alexander McQueen, Christopher Kane e Maison Margiela.
A campanha, que propõe a revisitação de alguns clássicos do vestuário comum na época de Shakespeare, ganhou um vídeo de divulgação. E as homenagens ao escritor se fazem presente em todos os momentos.
O príncipe Hamlet, um dos personagens shakespearianos mais conhecidos, falou certa vez: “ser ou não ser, eis a questão”. A frase é uma das mais conhecidas e repetidas da história da literatura mundial e comprova que o bardo inglês, assim como sua obra, continuará servindo de fonte de inspiração para muitas gerações.
Confira abaixo o vídeo da campanha.