O minimalismo é um movimento que teve início no universo artístico cujo principal objetivo é se concentrar em poucos elementos para transmitir significados. Em outras palavras, se resumo na ideia “menos é mais”. No segmento de luxo, em muitas ocasiões, o conceito aparece relacionado ao segmento hoteleiro. Um bom exemplo disso é o hotel Montage Los Cabos, localizado na Baja California, nos Estados Unidos. O hotel apresenta uma arquitetura sofisticada e minimalista que destaca cuidadosamente a beleza da Baía de Santa Maria em toda a propriedade, desde o lobby até os pequenos prédios de hóspede que proporcionam uma vista agradável para toda a baía.
O hotel conta com 122 quartos, suítes e casas espaçosos, além de 52 residências, todas com vistas espetaculares para a Baía de Santa María. A arquitetura e interiores do resort, concebidos por Robert Glazier, complementam perfeitamente seus arredores, incorporando práticas sustentáveis e materiais locais que abraçam a paisagem desértica de Baja California Sur com uma paleta de areia e argila acentuada com explosões de verde brilhante, amarelo e águas azuis do Mar de Cortez.
Os hóspedes ainda têm a oportunidade de apreciar os tradicionais sabores mexicanos em receitas que apresentam ingredientes orgânicos locais e frutos do mar frescos. A equipe de alimentos e bebidas do hotel e os quatro conceitos culinários são liderados pelo chef executivo Xavier Salomón. O hotel conta também com o Spa Montage Los Cabos que incorpora as qualidades relaxantes e curativas do deserto e do mar. Com um extenso cardápio de tratamentos personalizados usando ingredientes locais e exclusivos, o ambiente tem 12 salas de tratamento que incluem dois quartos para casais e um salão de beleza.