A partir de amanhã, dia 12 de maio, o Teatro Procópio Ferreira recebe uma série de espetáculos gratuitos com sessões destinadas a ONGs e ao público em geral. O projeto Cultura na Estrada, volta em nova edição no intuito de fomentar a cultura do nosso país e dar espaço a grupos teatrais durante a pandemia.
Nesta nova edição, os espectadores terão a oportunidade de assistir presencialmente a espetáculos para todas as idades, sempre às terças e quartas-feiras nos horários de 14h e 17h. A temporada de Cultura na Estrada acontece entre 12 de maio e 16 de junho, e é apresentado por Ministério do Turismo e Query, além de ter patrocínio da XP Investimentos. Os ingressos são gratuitos e limitados a 25% da capacidade do teatro em respeito às normas de distanciamento social. Eles podem ser adquiridos pelo link www.sympla.com.br.
Entre os nomes da programação, está Renata Brás, de volta aos palcos teatrais com a sua personagem do programa “A Praça é Nossa“, do SBT. A atriz apresenta o espetáculo “A Ciumenta“.
Com direção de André Dias, “A Ciumenta“ é Renata, uma mulher intensa, insegura, que vive uma relação de extrema possessividade com o seu marido Apolo. Sempre desconfiando e testando incansavelmente o marido, acaba se colocando em situações que beiram ao ridículo. De forma muito divertida e fazendo analogias a temas comuns do cotidiano, “Renata” reflete sobre sentimentos, atitudes, paranóias e autoconhecimento.
Decidida a encontrar a cura, ela disserta suas experiências de forma leve, bem humorada, mas sempre com um pouco de contradição, claro. A Ciumenta é um monólogo intenso e engraçado sobre o ciúme e as feridas abertas de um coração machucado e apaixonado.
Como o próprio do projeto sugere, ele também irá cair na estrada e fará apresentações em diversas regiões do Brasil. Ainda esse ano, a iniciativa apresentará espetáculos em Salvador, Brasília, Vitória, Goiânia, Manaus, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Petrópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas. A agenda completa estará disponível em breve pelo perfil: https://www.instagram.com/cultura_na_estrada/.
Dessa maneira, Cultura na Estrada pretende aproximar o público de diversas regiões à arte e à produção cultural brasileira, além de valorizar as ações de artistas de nosso país. Ações como esta, principalmente no momento atual da pandemia, são importantes para a troca de experiências que fomentem e mantenham o desenvolvimento cultural.