Uma das frases mais conhecidas do escritor Fernando Pessoa, e provavelmente também de toda a língua portuguesa, é “navegar é preciso”. A frase resume com perfeição o fascínio que o mar exerce sobre as pessoas. O FlyShip, veículo que está sendo considerado como o futuro do transporte, promete aumentar ainda mais a relação das pessoas com o mar, já que se trata de uma mistura de avião com barco.
O veículo ainda está em fases iniciais, entretanto a empresa responsável pelo projeto acredita que o FlyShip, irá, realmente, revolucionar a forma com que as pessoas se acostumaram a viajar sob a água e, ainda, deverá promover uma segurança muito mais eficaz contra roubos nas embarcações.
A ideia inicial é utilizar o veículo para o transporte de cargas, porém a utilização para passeio e atividades turísticas em geral também está na planilha de projetos do barco-avião, já que ele poderá atingir uma velocidade de até 250Km/h. De acordo com o site Climatologia Geográfica a embarcação “deverá custar cerca de 37 milhões de dólares e poderá abrigar 100 passageiros, com uma cabine de 140 metros quadrados. O veículo pode ser pilotado por apenas três funcionários a bordo, e consome cerca de 270 litros de combustível por hora”.