Que as gerações mais novas estão se consolidando como um dos principais públicos dentro do mercado de luxo não é mais novidade. Basta analisar em como as principais marcas do segmento investem em temas como tecnologia e mídias sociais para entender a importância do público jovem para os resultados.
Entretanto, é sempre interessante notar como essa tendência se manifesta na prática. E isso aconteceu recentemente quando o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, apresentou ao público um dado interessante: aproximadamente 40% dos novos compradores da montadora italiana têm idade inferior a 40 anos.
O que torna essa informação ainda mais relevante e confirma o sucesso da estratégia da escuderia italiana na conquista do público das novas gerações é que há cerca de apenas um ano e meio atras, esse percentual estava na casa dos 30%. Nas palavras do próprio Vigna, foi o resultado é uma “conquista” da Ferrari.
É interessante perceber que, assim como acontece em outros segmentos de mercado, os clientes que desejam um modelo diferenciado ou exclusivo precisam ter uma relação duradoura com a montadora, ou seja, não basta apenas o poder aquisitivo para adquirir um dos veículos mais desejados do planeta.
Essa prática que é amplamente utilizando dentro do universo fashion, para citar apenas um exemplo, também faz sucesso no mundo automotivo. E o que chama a atenção é que em um mercado no qual a fidelidade às marcas vem sendo um artigo cada vez mais raro, a Ferrari mantém o seu prestígio entre todas as faixas etárias e, principalmente, entre os clientes mais novos.