Há exatamente um mês, no dia 22 de fevereiro, publicamos aqui no Terapia do Luxo uma matéria que destacava a nova plataforma lançada pela Gucci com a proposta de incentivar a economia circular. De acordo com o texto, o novo espaço tinha como principal objetivo “possibilitar a aceleração da indústria da moda de luxo para uma economia com menos impactos ambientais e sociais”.
E os resultados da ação já podem ser percebidos. A grife italiana apresentou recentemente a coleção cápsula Gucci Continuum. Ao todo, 11 designers foram convidados para contribuir com o seu talento na criação das peças. O detalhe que reforça a sustentabilidade da ação é que os materiais usados como matéria-prima fazem parte do estoque de produtos não utilizados da marca, ou seja, são insumos que recebem uma nova vida e evitam a necessidade de novas compras de materiais.
Além da variedade de peças e do enfoque da coleção ligado diretamente à sustentabilidade, outro fato extremamente relevante do projeto é que suas bases conceituais como o ecodesign e o uso de matérias-primas ecologicamente corretas, já estão fazendo com que a Kering, conglomerado de luxo que administra a Gucci, estenda a ação também para outras marcas do grupo.