A Lotus Motorcycles apresentou nesta quinta-feira (20) a sua aguardada e inédita moto, a C-01. Com motor de dois cilindros e 1.195 cc, o modelo chega a 200 cavalos de potência e é a primeira motocicleta da tradicional fabricante de automóveis de origem britânica. Consultada pelo G1, a empresa informou posteriormente o preço do produto, que é de 100 mil euros.
Para adquirir a moto, os interessados devem registrar no site da empresa o interesse de compra da C-01, que será limitada a 100 unidades. O processo é válido inclusive para consumidores do Brasil, como a fabricante já havia informado.
O modelo, restrito a 100 unidades, é de autoria da empresa alemã Kodewa, que licenciou a marca Lotus, e está pronto para poder rodar nas ruas. As linhas do veículo foram feitas pelo designer Daniel Simon, responsável por carros da Bugatti e também pela moto que apareceu no filme da Disney “Tron: o legado”, de 2010. A C-01 mistura conceitos retrô, no estilo Café Racer, e futurista.
O motor fica completamente escondido sob a carenagem e na dianteira uma pequena cúpula envolve o farol. Com apenas lugar para levar uma pessoa, a C-01 possui guidão baixo, induzindo a pilotagem esportiva.
Entre os componentes utilizados na moto aparecem fibra de carbono, titânio e aço aeroespacial. Apesar de ceder a logomarca da Lotus, a empresa britânica, que tem a maioria do seu capital nas mãos da malaia Proton, não trabalhou diretamente no projeto. No total, foram dois anos de desenvolvimento para chegar ao produto final.
A Kodewa, que faz suporte para a Lotus no campeonato mundial de endurance, com o modelo LPM2, e também já participou da Fórmula 1, produzirá o modelo.