O mercado de luxo vive hoje em escala global um momento de desaceleração. A redução do consumo no mercado asiático, especialmente na China, aliada a uma instabilidade provocada pelos dois conflitos internacionais que acontecem no planeta na atualidade, foram responsáveis pela queda das vendas de algumas das principais marcas do setor.
No Brasil, diferente do que acontece em alguns mercados mais tradicionais, o segmento vem atravessando um período positivo. E, entre os nichos de mercado que reforçam o bom momento do luxo no país, o setor imobiliário é um dos principais destaques.
Um relatório apresentado recentemente indica que durante o primeiro semestre deste ano foi registrado um aumento na ordem de 10,6% na comercialização de imóveis avaliados a partir de R$ 1,5 milhão. Além da busca por um imóvel de alta qualidade, o que motiva muitos compradores a aquecer o setor é o interesse por uma experiência de vida mais requintada e exclusiva.
Democratização do mercado
Um ponto que chama bastante a atenção na análise do mercado imobiliário de luxo é que as oportunidades estão distribuídas por todas as regiões brasileiras. Cidades como João Pessoa e São Luiz, no nordeste, Curitiba e Porto Alegre, no sul, ou Goiânia e Belo Horizonte, na porção central do país, são exemplos de localidades em que o setor está aquecido. A democratização do mercado, assim como em outras áreas ligadas à indústria de luxo, também é uma realidade no setor imobiliário brasileiro.
Investimento com retorno garantido
Além do interesse em utilizá-lo como moradia e proporcionar uma alta qualidade de vida para a família, os imóveis de alto padrão também se configuram como excelentes opções de investimentos, com taxas de valorização que tendem a superar diversos outros modelos de aplicação financeira. Para quem busca investir no setor visando a valorização, vale ainda lembrar que através do aluguel é possível contar com mais uma fonte de renda segura.
As projeções para o setor
O interesse por questões como segurança, conforto, privacidade e qualidade de vida vem se consolidando entre as demandas de consumo no país. De forma cada vez maior, a exclusividade é um atributo desejado pelos clientes dos mais diversos segmentos. No mercado imobiliário essa tendência se mantém e, assim, a expectativa é que a demanda por imóveis de alto padrão continue crescendo no país, apresentando ao público projetos inovadores e sustentáveis e contribuindo para realizar sonhos por todo o Brasil.