Inspiração, inovação e criatividade. Esses três conceitos que se relacionam diretamente com a produção fashion destinada ao público feminino, também estão presentes na moda masculina. Mostrar como esses elementos se completam e se harmonizam e proporcionar uma viagem através da história das roupas masculinas é o que pretende uma exposição em cartaz no Museu Victoria e Albert, em Londres, que tem a curadoria da Gucci.
A mostra reúne looks contemporâneos de estilistas renomados, apresenta a extravagância presente nas cortes europeias, destaca a elegância discreta da alfaiataria sob medida e reforça a vitalidade do setor dentro do universo fashion internacional.
Por meio de esculturas, pinturas, fotografias, filmes, obras de arte e, é claro, peças que marcaram épocas distintas, o percurso da moda masculina ao longo da história é apresentado em três módulos. O primeiro deles é chamado Undressed cujo objetivo é explorar o corpo masculino e levantar um debate sob as mudanças dos padrões de beleza através do tempo. O segundo módulo, chamado Overdressed, foca nas peças luxuosas que destacam o posicionamento social e reforçam a individualidade.
Por fim, é apresentado aos visitantes o módulo Redressed em que é possível claramente perceber a evolução do conceito de moda masculina ao longo do tempo. Um detalhe bastante interessante destacado na exposição é a influência dos trajes militar na moda das ruas. Intitulada “Fashioning Masculinities: The Art of Menswear” a mostra se estenderá até o dia seis de novembro.
Crédito das imagens: Reprodução