Uma mala de viagem que segue o dono é o sonho de consumo de todos os viajantes do mundo. Pois, ao que parece, uma empresa israelense do segmento de tecnologia criou um protótipo que vai atender a esse desejo e deixar os passageiros com as mãos livres, ou seja, sem precisar levar suas próprias bagagens.
Controlada através de um aplicativo de smartphone, a mala funciona em superfícies planas e pode ser usada em locais como aeroportos ou hotéis. O funcionamento é bastante simples: um sensor acionado via Bluetooth possibilita que a mala mantenha-se ao lado do seu proprietário. O sistema também conta com um sensor que detecta a proximidade de objetivos, dessa forma os obstáculos podem ser evitados. Um detalhe especial é a existência de conexões que tem a possibilidade de alimentar dispositivos portáteis como smartphones e tablets.
A NUA Robotics, empresa criadora da mala inteligente, afirma que o projeto ainda está na fase inicial de desenvolvimento, mas confirma que o produto pode chegar ao mercado em aproximadamente um ano. Outras características da mala incluem um alarme anti-roubo, o rastreamento de localização e a escala interna que pode informar aos usuários se o peso já está acima do limite estipulado.
O conceito é a mais recente expansão em tecnologia de rastreamento de bagagem, que tem visto a popularidade de dispositivos como o Trakdot, um pequeno aparelho colocado dentro da bagagem que envia mensagens ou e-mail ao proprietário sobre seu paradeiro assim que o avião pousa. A BlueSmart é outro mala inteligente com sistema de rastreamento de localização, escala de pesa, fechadura digital automática e alertas de distância.