São poucos os motivos que as empresas brasileiras têm para celebrar nos últimos dois anos. A retração econômica provocada pela instabilidade política no país promoveu um desaquecimento do mercado que atingiu praticamente todos os setores. Mesmo o segmento de luxo, que geralmente mantem-se alheio às intempéries econômicas por apresentar um público alvo fiel e com um poder aquisitivo que não se abala facilmente, também teve registros que não foram muito positivos.
E se alguns setores foram mais atingidos que outros, pelo menos duas das mais icônicas montadoras de automóveis do mundo registraram em 2015 índices que demonstram que não houve queda nas vendas.
De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as marcas alemãs BMW e Mercedes-Benz sinalizaram um resultado de vendas positivo apesar da instabilidade econômica do período.
Enquanto a Mercedes-Benz teve um aumento de quase 50% no período entre 2014 e 2015, o destaque da BMW se deu em função das unidades fabricadas no Brasil, mais precisamente na nova fábrica da marca localizada na cidade de Araquari, no interior de Santa Catarina.