Um grupo de jovens espanhóis criou um incrível vinho azul. E os produtores novatos ainda afirmaram que não possuem nenhum conhecimento a respeito de vinhos. Entretanto, a criação não foi feita apenas por diversão, e sim visando um oportuno resultado comercial.
O Gik é um vinho azul-cobalto produzido a partir de uma mistura inicial de uvas vermelhas e brancas. Em seguida, essa primeira mistura é tingida de azul e recebe a adição de pigmentos índigo e antocianina, um composto natural encontrado na pele das uvas.
A cor escolhida, entretanto, não tem apenas a intenção de chocar os clientes. Os jovens empresários importaram alguns conceitos da psicologia para a estratégia de divulgação do produto que associa a cor azul à inovação, ao movimento, à fluidez e à mudança.
O produto é, claramente, destinado aos jovens, um público geralmente mais aventureiro e que está aberto a abraçar novas idéias sem estar presos a preconceitos ou tabus.
Em suas notas de degustação, os consumidores podem apreciar as várias fases da experiência de beber, começando justamente pela inusitada cor. A primeira fase, inclusive, é conhecida simplesmente como azul índigo. Os produtores também criaram listas de reprodução no SoundCloud destinadas aos que pretende passar a noite na companhia do vinho azul.
Para os enófilos mais ávidos, o desafio é esquecer tudo o que se sabe sobre vinho ou, ainda, desaprender anos de treinamento. O vinho azul contém 11,5% de álcool e deve ser servido gelado. Entre as sugestões de harmonização, estão pratos como sushi, nachos com guacamole, massas carbonara e salmão defumado.
As garrafas já estão à venda ao preço de 11 dólares.