Nesta terça-feira, dia 03 de fevereiro, os segmentos de moda e de luxo foram impactados com a notícia da morte do designer espanhol Paco Rabanne aos 88 anos. Com uma mente criativa, inovadora e uma visão sempre futurista do mundo fashion, o estilista compôs uma trajetória de absoluto sucesso e se tornou um dos principais criadores de moda das últimas décadas.
Conforme um comunicado de José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza da Puig, empresa responsável pela marca que leva o nome do designer espanhol, “Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Aquele espírito radical e rebelde o diferenciava: há apenas um Rabanne. Com o seu falecimento, recordamos mais uma vez a sua enorme influência na moda contemporânea”.
A exemplo de muitos estilistas que fizeram história no mundo da moda, apesar de sua nacionalidade espanhola, foi na França que se estabeleceu e deu início à consolidação de uma das marcas mais conhecidas e admiradas da atualidade.
Formado em Belas Artes em Paris, o estilista no início da carreira desenhava acessórios para grifes como Dior e Saint-Laurent. Tempos depois, lançou sua marca e passou a ser um dos protagonistas do segmento fashion mundial.
Se os perfumes com o nome do estilista e suas criações arrojadas se transformaram em ícones atemporais do universo do luxo, um dos principais legados deixados por Paco Rabbane foi mostrar que a criatividade é um território vasto e que sempre é possível trazer um olhar inovador e inventivo para todo e qualquer nicho de mercado.