Um hotel de luxo em Belfast, na Irlanda, está recebendo críticas por um serviço, no mínimo, inusitado: um contestado menu de água. A iniciativa prevê que os hóspedes tenham a disposição mordomos dedicados a servir somente água de marcas famosas por preços especiais. A garrafa de água da marca canadense Iceberg, por exemplo, custa aproximadamente 40 dólares.
Na semana passada, o Merchant Hotel, estabelecimento de cinco estrelas, convidou a imprensa para a degustação do primeiro menu de água da Irlanda. Os convidados puderam saborear a bebida proveniente de diversas fontes naturais espalhadas em países como Canadá, França, Islândia e as Ilhas Fiji.
Um dos conceitos por trás do projeto é elevar a água ao mesmo patamar de bebidas consideradas mais sofisticadas, como o vinho, através da prestação de serviços de mordomos conhecedores do assunto e, até mesmo, sommeliers contratados para auxiliar os clientes no momento de escolher a água mais adequada para sua refeição. Entre os destaques do cardápio seletivo, está a marca Berg, com garrafas ao preço de 20 dólares.
Apesar das fortes críticas negativas para o menu de água premium, com preços que variam entre oito e 42 dólares, esta não foi a primeira vez que um restaurante se disponibilizou a vender água a preços bem salgados. Em 2013, o restaurante Ray & Stark Bar, localizado em Angeles, lançou um menu de 23 páginas com garrafas de água provenientes de dez países diferentes.