Um diamante de alta qualidade com um total de mais de mil quilates foi descoberto em uma mina em Botswana. De acordo com a mineradora, esta é a maior descoberta em mais de um século, já que outros diamantes até mesmo maiores foram encontradas, mas nunca com tamanha qualidade de gema.
“A pedra magnífica, que se originou a partir do lóbulo sul da mina Karowe Lucara, é o segundo maior diamante do mundo no que tange à qualidade da gema e o maior a ser obtido através de uma instalação de processamento moderna”, afirmaram os responsáveis pela descoberta. Vale destacar que Botswana é a segunda maior produtora de diamantes do planeta.
A pedra ainda está em fase de avaliação, mas o respeitado analista de mineração Kieron Hodgson afirmou que a descoberta tem “o potencial para ser um diamante muito caro. A valorização dependerá de possíveis inclusões como o seu comportamento de corte, sua forma e sua cor final”.
O maior diamante descoberto é o Cullinan, com mais de três mil quilates. A pedra foi encontrada perto de Pretória, na África do Sul, no ano de 1905. O Cullinan foi cortado para formar a Grande Estrela da África e a Estrela Lesser da África, que estão nas jóias da coroa da Grã-Bretanha.