Julianne Moore é uma das mais interessantes e versáteis atrizes do cinema americano atual. Entretanto, pelo menos no Brasil, muita gente que viu alguns dos seus filmes, dificilmente lembra seu nome. Essa situação, com certeza, deve mudar a partir de Para sempre Alice, produção em cartaz nos cinemas brasileiros.
O filme narra a história da Dra. Alice Howland, uma conceituada professora de linguística. Sua vida muda quando ela começa a esquecer palavras e a perder-se nas ruas em que mora e leciona. Ao consultar o médico, recebe a informação de que está sofrendo do Mal de Alzheimer em estágio inicial.
A partir do momento em que o drama invade a sua vida, Alice vai fazer de tudo para continuar sendo quem é, ou seja, para continuar sendo Alice para sempre. Se a relação com sua filha se fortalece com o problema, o seu casamento entra em risco.
A narrativa é boa, mas, não há dúvida que o grande destaque do filme é Julianne Moore, que se entrega de corpo e alma para a personagem título. A performance mereceu o Oscar deste ano e, sem dúvidas, elevou a atriz ao patamar das grandes estrelas do cinema.
Para sempre Alice não se foca na tragédia da personagem e sim na esperança de que os tempos vindouros, mesmo sendo difíceis, devem ser vividos e aproveitados ao máximo. Afinal de contas, assim como à personagem do filme, a todos nós só resta viver o momento.