A personalização e customização de bens e produtos vem se tornando um atributo cada vez mais valorizado dentro do mercado de luxo. Com a possibilidade de criar uma peça “à sua imagem e semelhança” os clientes de todo o mundo buscam forma de tornar suas aquisições ainda mais exclusivas.
O que torna interesse o processo de customização é que ele pode facilmente ser aplicado nos mais variados nichos mercadológicos. Da indústria fashion ao setor gastronômico, inúmeras são as oportunidades de elaborar ações e experiências que fortaleçam a personalização dos artigos de luxo.
A tenências é tão presente que a Bentley, marca icônica do segmento automotivo, destacou o processo como um dos destaques da sua produção no ano passado. Embora a marca tenha registrado um leve decréscimo na venda de veículos no comparativo com o ano anterior, a montadora identificou que o desejo de exclusividade e individualização vem ampliando o interesse dos clientes que buscam produtos sob medidas para atender suas necessidades.
A leve redução das vendas não afetou os resultados e o saldo final foi extremamente positivo para a Bentley. Entre os modelos mais desejados pelos clientes, os SUVs lideram com folga. A apuração total do período indicou que a marca britânica vendeu 13.560 automóveis no ano passado.
O resultado positivo da Bentley reforça o bom momento do setor automotivo de luxo em todo o mundo. Marcas como Lamborghini e BMW, para citar apenas dois exemplos, também revelaram recentemente bons índices de vendas em 2023.