O Ritz Paris encontrou uma maneira criativa e sustentável de reutilizar sua tradicional porcelana Haviland quebrada: transformá-la em uma coleção exclusiva de joias. Em parceria com a La Fabrique Nomade, um ateliê que promove a inclusão de artesãos refugiados e migrantes, o hotel traz uma nova vida a suas peças de porcelana.
A iniciativa une moda e impacto social, oferecendo 40 peças únicas, entre colares, pulseiras, anéis e brincos, feitas à mão por seis artesãos de diferentes partes do mundo, como Mauritânia, Rússia, Venezuela, Irã, Sri Lanka e Ucrânia. Cada joia combina fragmentos de porcelana com materiais preciosos como ouro e vermeil.
Além de ser um projeto sustentável, o Ritz Paris também reverterá todos os lucros para a La Fabrique Nomade, reforçando seu compromisso com a inclusão social e o apoio ao trabalho artesanal de refugiados.
A coleção de joias é mais um passo do hotel em direção a práticas de turismo sustentável, alinhando-se à sua certificação GSTC (Global Sustainable Tourism Council), que foi conquistada em 2022. Esse tipo de ação tem se tornado cada vez mais relevante no setor de luxo, já que, segundo um relatório recente, 74% dos viajantes levam em consideração a sustentabilidade ao fazer uma reserva.