Comprovando o bom momento do mercado de alto padrão na América Latina, com destaque para o Brasil, The Macallan planeja se consolidar na região por meio do reforço na disponibilidade e distribuição do seu portfólio.
“O Brasil é um dos mercados mais importantes da América Latina para The Macallan. No continente, fora dos Estados Unidos, o Brasil representa uma grande oportunidade para nossa expansão, já que é um dos principais mercados de scotch globalmente”, afirma Tiago Serrano, country manager da marca no país.
Nesse sentido, um dos objetivos prioritários para a marca é crescer no mercado brasileiro através de um portfólio bastante definido e focado nos diferentes segmentos e canais que o país possui, atingindo de forma nichada e estratégica seu público-alvo. O consumidor brasileiro e o ecossistema vivido em São Paulo permitem posicionar The Macallan no gosto dos amantes dos whiskies de luxo através do canal On-Premise, com foco em alta gastronomia, hotéis de luxo, bares de prestígio, lojas especializadas, bares de coquetéis e em experiências exclusivas. Isso permite à marca trabalhar de maneira muito próxima com varejistas premium, especialmente para as expressões mais exclusivas.
“Nossa estratégia é sempre acompanhar os nossos consumidores. Na América Latina, os focos são o Brasil e a Colômbia, mas estamos sempre atentos às novas oportunidades. O mercado latino-americano vem crescendo, os consumidores escolhem cada vez mais de bebidas que geram uma experiência sensorial elevada, e aí é que entramos no jogo como destaque na categoria. Não existe outro whisky single malt com a maestria e o prestígio de The Macallan”, acrescenta Serrano.
Com o objetivo de expansão em mente, no início deste ano, a The Macallan escolheu Beam Suntory como distribuidor para cobrir as altas expectativas projetadas para o país. A parceria de longo prazo tem como objetivo acelerar o crescimento da marca no Brasil para gerar um sucesso ainda maior em um mercado dinâmico e em rápido crescimento.
“Temos novos lançamentos chegando ao mercado local e estamos otimistas sobre o desenvolvimento da marca no Brasil. A ideia é que nossos consumidores tenham melhor e mais rápido acesso ao nosso portfólio, incluindo os lançamentos em edição limitada que, até agora, não estavam disponíveis no Brasil”, finaliza o executivo.
O futuro do mercado de whisky premium no Brasil e América Latina parece promissor. The Macallan prepara grandes planos para o próximo ano, já que em 2024 a marca escocesa celebrará 200 anos de tradição e herança.