A Tiffany & Co. apresente recentemente uma collab com o artista contemporâneo Daniel Arsham, lançando uma pulseira T1 de edição limitada e um busto inspirados na escultura “Venus of Arles” de bronze do artista, atualmente em exibição em The Landmark.
Unindo os ideais compartilhados de inovação, maestria artesanal e criatividade rebelde de Arsham e Tiffany, a parceria apresenta uma série limitada de 186 pulseiras T1 personalizadas em ouro branco 18k com tsavoritas e diamantes, acompanhadas por um busto de material misto da escultura do artista. O número único de peças é especificamente criado como uma homenagem ao 186º aniversário da excelência artesanal na Tiffany & Co.
A escultura de bronze erodida “Venus of Arles” é uma expressão da estética “Future Relics” de Arsham, onde o artista recontextualiza objetos contemporâneos através da lente de um futuro imaginado. O artista cria tensão no tempo, alcançada pela qualidade erodida da escultura e pela pátina aplicada à mão, reminiscente do Tiffany Blue. A criação surgiu da visita de Arsham aos arquivos do Louvre, onde ele se sentiu atraído pela estátua, que remonta ao século I. A escultura foi apresentada pela primeira vez na exposição Vision & Virtuosity da Tiffany & Co. em 2022 na Saatchi Gallery em Londres. Atualmente, está em exibição em The Landmark, na cidade de Nova York.
“O Busto Amalgamado da Vênus de Arles reúne vários elementos da Tiffany para contar uma história coesa sobre herança, artesanato e habilidade artística, todos os quais fazem parte da identidade da Tiffany”, afirmou Daniel Arsham. “Há a referência à escultura em exibição em The Landmark, e há a pulseira T1 de tsavorita, que se descobre ao abrir a escultura.”
Um talismã de força, o Tiffany T1 representa coragem e poder individuais, usado externamente para expressar o que está dentro. Esta exclusiva pulseira T1 de ouro branco 18k é cravada à mão com 105 diamantes totalizando mais de 1 quilate e mais de 74 tsavoritas totalizando mais de 2 quilates. A tonalidade verde vibrante da tsavorita – uma pedra preciosa legada à Tiffany, orgulhosamente apresentada ao mundo em 1974 – sugere tanto a cor da pátina da escultura quanto a cor do Arsham Studio. Essa herança de descoberta está alinhada com o vocabulário estético das futuras “descobertas” de Arsham.