Não é exagero afirmar que a gastronomia brasileira está na moda. O aumento crescente do interesse pelos programas culinários e a consolidação dos chefs nacionais no exterior fazem do segmento um ícone do mercado atual. E para ampliar o conhecimento sobre as artes culinárias brasileiras, o Terapia do Luxo elaborou uma relação com cinco livros que, além de contarem com muita informação, vão te deixar com água na boca. Confira.
A chef Rita Lobo apresenta neste livro 60 receitas e dá todas as dicas, técnicas culinárias, além dos tradicionais truques de economia doméstica que são uma espécie de marca registrada do programado exibido no canal GNT. A obra é uma espécie de curso intensivo de culinária em 13 capítulos muito bem explicados e ilustrados.
O talento como chef rendeu a Henrique Fogaça o convite para integrar o programa Masterchef, o primeiro reality show brasileiro de culinária. Mas a vida de Fogaça vai muito além da gastronomia, já que ele tem uma banda de música hardcore, é apaixonada por tatuagens e leva a vida na temperatura máxima.
Depois de dois livros de grande sucesso, Bela Gil chega a sua terceira obra divulgando as receitas veganas e sem glúten. Os capítulos do livro são divididos por ingredientes, como cogumelos, abacaxi, castanha de caju, melancia, feijão, inhame e palmito, trazendo informações sobre a produção e receitas muito saborosas.
Cozinha de Origem – Pratos Brasileiros Tradicionais Revisitados
Neste livro o chef Thiago compartilha segredos de família e delícias amazônicas. Utilizando ingredientes típicos, como tucupi e farinha de tapioca, e com sugestões de variação com produtos encontrados com facilidade em todo o país, Thiago ensina a fazer desde comidinhas de boteco e de rua, passando por acompanhamentos, como farofas, paçocas e molhos de pimenta, pratos com peixes, carnes e aves, até pães e sobremesas.
Gastronomia brasileira: na linha do tempo
Nesta obra o escritor Roberto Pinto traça um panorama geral da gastronomia brasileira nos últimos 40 anos. O autor narra como o ofício de cozinheiro transformou-se ao longo do tempo e como os vários produtos regionais passaram a ser valorizados e a fazer parte da mesa dos badalados restaurantes de cozinha brasileira.