A 90ª edição do Oscar, realizada neste domingo no Teatro Dolby, em Los Angeles, mais uma vez atraiu a atenção de milhões de pessoas em todo o planeta. A mais prestigiada premiação do cinema mundial reuniu alguns dos mais célebres astros do universo cinematográfico que desfilaram pelo icônico tapete vermelho.
E como não poderia de deixar de ser, algumas das mais tradicionais marcas de luxo do mundo estiveram presentes na celebração e foram responsáveis por looks realmente de cinema. Jennifer Lawrence, estrela de Jogos Vorazes e que entregou um dos prêmios da noite, estava radiante vestindo Dior enquanto Sandra Bullock, que também subiu ao palco principal, trajava Louis Vuitton. A intérprete da Mulher Maravilha, Gal Gadot, optou por um Givenchy metalizado e Lupita Nyong’o arrasou de Versace. Entre os homens, Winston Duke, Daniel Kaluuya, Matthew McConaughey e a revelação Timothée Chalamet, de branco, chamaram a atenção.
As produções vencedoras englobaram filmes de grandes orçamentos e produções mais modestas. O Oscar de melhor filme ficou com A forma da água, que também levou outras estatuetas, inclusive a de melhor diretor para Guillermo del Toro. Gary Oldman e Frances McDormand levaram, respectivamente, os prêmios de melhor ator e atriz (na foto que abre a matéria estão Sam Rockwell, Frances McDormand, Allison Janney e Gary Oldman). Enquanto a animação Viva – A vida é uma festa foi a melhor da noite, um dos grandes destaques foi a premiação de Jordan Peele pelo roteiro de Corra!.
É claro que além do luxo e do glamour, a entrega do Oscar também serviu como palco para diversas manifestações. E muitos discursos lembraram a questão da inclusão e da igualdade, quer seja entre homens e mulheres, americanos e imigrantes ou negros e brancos. Nesta edição, o Oscar completou 90 anos, mas foi a indústria do cinema quem ganhou o melhor presente: a certeza de que o ser humano é mais importante do que qualquer sucesso de bilheteria.
Confira, abaixo, quem brilhou no tapete vermelho.