A coleção Serpenti da Bulgari nasce e renasce. Um símbolo perpétuo de evolução incansável, metamorfose fascinante e criatividade sem fim da maison Romana, a icônica serpente se revelou ao mundo em uma pele inédita, a da obra de arte multimídia criada pelo premiado artista de mídia e diretor Refik Anadol.
Instalada na Piazza Duomo, no centro de Milão, um símbolo da cidade e ponto de encontro para milhares de locais e visitantes todos os anos, a instalação Serpenti Metamorphosis foi inaugurada no início de outubro com uma cerimônia de abertura que contou com a presença do CEO do Bulgari Group, Jean-Christophe Babin, e do artista Refik Anadol junto com a extraordinária patrocinadora do evento, Chiara Ferragni. Premiada em 2020 com o Ambrogino d’Oro – a maior homenagem concedida pela Prefeitura de Milão – por ter colocado sua notoriedade a serviço da cidade, a influenciadora e Embaixadora Global da Bulgari teve um papel especial nesta celebração.
Inspirada no conceito de metamorfose, a instalação multimídia celebra a beleza da natureza e da cobra da Bulgari por meio da elaboração de dados de inteligência artificial em esculturas dinâmicas de 3D. Refik Anadol usou mais de 200 milhões de fotos da natureza e 160 milhões de fotos de flores para criar o que será lembrado como a primeira peça artística NFT imersiva, em grande escala, de luxo conduzida por IA. Milão marca apenas o início de uma jornada que continuará em várias cidades ao redor do mundo, terminando com a transformação da obra em uma obra de arte multissensorial e multidimensional NFT (Token não-fungível) leiloada.
Incorporando a mais recente fronteira de crypto arte, especificamente, a transformação de obras de arte tradicionais em imagens virtuais, a Bulgari e Refik Anadol decidiram de fato tokenizar Serpenti Metamorphosis, tornando-a única, eterna e colecionável por meio da associação que dá a confirmação por meio do autor da obra, a procedência e a propriedade.
“Serpenti Metamorphosis se tornará uma obra de arte exclusiva e única no mundo digital, graças à tecnologia NFT Fundos Não Tangíveis, que usa o potencial do blockchain para tornar uma obra de arte verdadeiramente exclusiva e inimitável no universo digital. Este projeto é, portanto, o exemplo perfeito de como a Bulgari é capaz de atingir uma verdadeira metamorfose da experiência de luxo, tornando-se mais envolvente emocionalmente do que nunca através do uso de novas tecnologias”, explica Jean-Christophe Babin.
De conformidade com o compromisso de caridade da Maison, parceira da Save the Children desde 2009 e na linha de frente da luta contra a pandemia por meio do Bulgari Virus Free Fund, os lucros serão doados às instituições de caridade decididas por Refik Anadol e Bvlgari.
O “renascimento” da serpente da Bulgari, continuou com uma festa exclusiva na espetacular Terrazza Duomo 21. Um experiência imersiva no universo desse ícone legendário, combinando arte e glamour, espírito contemporâneo e charme ancestral, o evento encenou algumas das infinitas transformações e metamorfoses da cobra: salas multissensoriais no limite entre a arte e a realidade, penteados incríveis e artistas extraordinários para lembrar as características sinuosas do animal hipnótico e, claro, incontáveis joias irresistíveis – as manifestações fascinantes de a beleza preciosa e atemporal da Serpenti da Bulgari.