Entre os anos de 1832 e 1836 Charles Darwin realizou uma viagem no navio Beagle que teve como destino diversas regiões do mundo. Em cada local visitado, Darwin colhia informações e fazia anotações. O resultado da viagem se tornou uma obra de história e ciência que possui uma importância fundamental para o conhecimento do mundo que temos hoje em dia.
Essa expedição que se tornou um ícone da aventura do conhecimento humana se tornou fonte de inspiração para uma coleção exclusiva e limitada de relógios lançada pela Vacheron Constantin. Os modelos podem ser considerados verdadeiras obras que aliam todo a sofisticação e o design de um produto de luxo com a inovação e o padrão de qualidade tradicional da alta relojoaria francesa.
Cada um dos modelos da coleção homenageia uma região visitada pelos cientistas. Cabo Verde, Estreito de Magalhães e Tierra del Fuego são alguns dos locais que serviram como referência para a criação das peças.
Com um design moderno e contemporâneo, as cores dos modelos foram especialmente selecionadas para transmitir ainda mais a sensação de descoberta e encantamento que os estudiosos vivenciaram durante a viagem. Outro importante atributo da coleção é sua exclusividade: somente 10 peças de cada modelo foram produzidas.