No final do ano passado, o vinho Don Melchor 2021, da Viña Don Melchor, foi eleito pela Wine Spectator como o “melhor vinho do mundo”. Mas, o que é preciso para conquistar um reconhecimento dessa natureza?
Para responder a essa pergunta, o Infoluxo entrevistou Enrique Tirado, que desde 1997, lidera a parte administrativa e elaboração dos vinhos da marca. Confira a conversa completa a seguir.
Infoluxo: O que representa essa vitória levando em consideração tantas décadas de trabalho e quais as expectativas para o futuro agora com esse importante reconhecimento?
Enrique Tirado: É um reconhecimento muito importante realmente, resultado de três décadas de trabalho. Começamos com a safra 87 e sempre tivemos como objetivo fazer o melhor vinho do mundo. Então, esse é realmente o resultado de um trabalho longo, que engloba dedicação, paixão e cuidado. Além do prêmio para Don Melchor, o reconhecimento também vai para o Chile, como um país produtor de grandes vinhos. Dessa forma, é com grande alegria e satisfação que recebemos o prêmio, mas, também, reconhecendo os desafios do futuro. Queremos continuar sendo o número um. Queremos fazer um vinho cada vez melhor para todos. Esse é o nosso objetivo.
Infoluxo: Em relação ao que você mencionou agora, sobre o vinho chileno ser reconhecido. Qual sua opinião sobre o mercado da América Latina? Vemos muitas marcas de relevância no setor, inclusive no Brasil. Seria essa uma grande oportunidade para o nosso mercado?
Enrique Tirado: Temos uma longa história no mercado brasileiro desde a primeira safra. O Brasil sempre foi um mercado muito importante para nós. Nosso vinho é muito conhecido no Brasil. Existem confrarias de Don Melchor. O consumidor brasileiro está sempre à espera de uma nova safra. É uma relação muito bacana. Muitos brasileiros nos visitam quando viajam ao Chile. E isso faz com que a nossa busca pela excelência seja constante. Ver a Don Melchor em primeiro lugar sobre vinhos de outras origens como origens muito reconhecidos, como França, Itália, Espanha e Estados Unidos, é ver em primeiro lugar, é algo muito importante. E é, como disse antes, é um respaldo à excelência, ao cuidado, a todos estes anos de trabalho que fazem do nosso Sim.
Infoluxo: Don Melchor tem uma identidade apoiada em três pilares: a herança da marca, condições impecáveis do terroir e o savoir-faire. Como que esses conceitos são percebidos pelo consumidor, pelo apreciador do vinho?
Enrique Tirado: Don Melchor foi fundado em 1883 e durante muitos anos, foi o vinho ícone, o vinho emblemático da vinha. Para desenvolver ainda mais a qualidade, criamos uma vinícola independente do qual sou diretor geral e técnico. E isso foi uma estratégia muito importante, porque os consumidores compreenderam que por trás da nossa história, existe sempre a preocupação máxima em fazer um vinho de excelente qualidade.
Infoluxo: E qual é o perfil do consumidor de Don Melchor?
Enrique Tirado: Então, no que se refere aos três pilares, um dos mais significativos é a questão do terroir, que é um lugar único de vinhedos em Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes. Temos um solo pedregoso marcado pelo efeito da cadeia de montanhas que é muito forte. Há uma forte influência da Cordilheira dos Andes no solo e no clima. Ou seja, temos um terroir único para produzir um vinho único.
Infoluxo: E isso é percebido claramente pelo consumidor?
Enrique Tirado: Com certeza, muito bem percebido. A comunicação e a percepção do consumidor, do nosso cliente, são muito claras. Todos entendem muito bem nossa dedicação histórica.
Infoluxo: O mercado de vinho é um dos mais tradicionais dentro do segmento de luxo. E um conceito que vem ganhando relevância nessa área são as experiências. Como esse tema é tratado pela vinícola?
Enrique Tirado: Temos uma grande dedicação e preocupação em proporcionar aos nossos clientes experiências que agreguem valor. Temos preservada a casa original, com o parque original e os vinhedos originais que foram plantadas por Don Melchor. E isso remonta ao ano de 1883. Disponibilizamos aos nossos clientes grandes experiências de degustação de vinhos. Visitamos, também, a zona de cultivo e os vinhedos. Disponibilizamos uma livraria de vinhos com todas as safras de Don Melchor, de 1987 a 2021. Ainda realizamos almoços e diversificadas experiências gastronômicas. Ficamos muito felizes ao perceber que muitos brasileiros nos visitam e nos prestigiam.
Infoluxo: Sabemos que o consumo de vinho mudou muito com o tempo. Hoje é muito mais democratizado e acessível. Como uma marca com tanta história de adapta a essas mudanças?
Enrique Tirado: Hoje o consumo de vinho, realmente, é algo universalizado. E para atender as diferentes demandas, o mercado apresenta uma grande diversidade de variedade de opções. O perfil dos consumidores vai o público jovens aos colecionadores que apreciam a história do setor. Em nossa casa, temo o privilégio de receber muitos brasileiros, famílias inteiras, casais recém-casados e muitos jovens que apreciam Don Melchor. Eles celebram seu aniversário e realizam diferentes eventos. Outa seja, muito além de encantar os colecionadores e entendedores de vinho, gostamos de nos conectarmos com os clientes novos. Temos a certeza de que nosso vinho agrada diferentes tipos de públicos ligados ao segmento de luxo e, por isso, nossa busca é constante em fazer um vinho cada vez melhor.

Infoluxo: Por falar em mercado de luxo, a sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais relevância nessa área. Como Don Melchor atua nessa importante demanda contemporânea?
Enrique Tirado: A sustentabilidade é realmente uma grande preocupação nossa. Nossas ações visam sempre respeitar o meio ambiente. Temos uma preocupação genuína em cuidar da biodiversidade. A vinícola se encontra em uma terraza aluvial aos pés da Cordilheira dos Andes. E, como já havia mencionado, temos uma grande influência das montanhas no solo e no clima. É justamente essas condições especiais que nos permitem produzir vinhos com tanta qualidade. Temos uma grande preocupação, também, com a produção da uva, com o manejo do vinhedo e com as pessoas que estão fazendo o trabalho. Utilizamos 100% de nutrição orgânica e temos corredores biológicos. Todo o nosso manejo é orientado visando a sustentabilidade e o respeito pela natureza. Nossa preocupação com esse tema também faz com que estejamos de olho no futuro. No ano de 2018 plantamos um vinhedo circular que chamamos “vinhedo solar”. O objetivo é recolhermos informação a respeito da radiação do sol. Há muita informação valiosa que hoje em dia temos e que no futuro podemos utilizar para as novas plantações. É muito orientada a qualidade, a excelência e a sustentabilidade. É justamente nossa preocupação com a história que faz com que pensemos tanto no futuro. Sempre gosto de dizer que o melhor é um clássico contemporâneo que valoriza o clássico.
Infoluxo: E essa safra, especificamente, já é fruto de todas essas estratégias? O que fez com que esse vinho fosse tão excepcional?
Enrique Tirado: 2021 foi um ano climaticamente especial. Tivemos as condições de temperaturas e de precipitações justas e ideias. Então, tivemos um clima muito bem balanceado, um pouco mais frio que o normal. E isso nos permitiu chegara uma expressão das uvas e do vinho que se harmonizaram muito bem. Essa expressão da energia, do caráter do vinhedo, do Cabernet Sauvignon, expressa muito essa dualidade. Mas, isso não significa que as outras safras não tiveram com resultado bons vinhos. Mas, verdadeiramente, 2021 foi um ano que permitiu chegar a esta grande expressão através de um vinho muito atrativo, ativo em seu aroma, em seus sabores, nas texturas, na fineza, e no equilíbrio.
Infoluxo: E como está sendo feita a comercialização deste vinho?
Enrique Tirado: Aqui no Brasil, especificamente, temos alguns parceiros comerciais bem importantes para o nosso negócio há muitos anos, que são alguns distribuidores. Além disso, temos nosso próprio e-commerce que pode ser acessado por meio do endereço donmelchor.com.
Infoluxo: Sabemos que para produzir um grande vinho é preciso resiliência, dedicação e muito trabalho. Para quem está empreendendo ou deseja entrar no mercado de vinhos, o é essencial levar em consideração?
Enrique Tirado: Essencial é ter um terroir que permita produzir um grande vinho. É preciso ter um bom solo e um bom clima. Em seguida, muita dedicação e cuidado com os detalhes. Tem que ter paciência e acredita. Mas, vale reforçar, o importante é selecionar o lugar. Isso é o primeiro passo e o que irá determinar a qualidade e onde se pode chegar.
Infoluxo: O savoir-faire é um tema de grande importância entre as marcas e empresas que atuam no mercado de luxo. Mas, em algumas áreas, isso está ficando cada vez mais raro, desaparecendo até. Como isso se manifesta no segmento de vinho?
Enrique Tirado: Nós realizamos estudos de forma constante. Há muita investigação do solo, do clima, do vinhedo, da vinificação. Trabalhamos com um centro de investigação muito importante. E temos uma unidade que está dedicada a conhecer mais do processo. Mas, essencialmente, as grandes decisões em um vinho são feitas pelos sentidos. Fazer Don Melchor como fazer arte, como criar uma obra de arte. E cada ano é criar um novo nome e escrever uma nova obra de arte. Durante todos esses anos fazendo Don Melchor passaram a ser mais um ofício quando começa a fluir naturalmente as decisões. Mas é arte. E quando criamos o melhor, é a melhor obra de arte que podemos fazer. Mas por detrás há todo um conhecimento e investigação para fazê-lo o melhor possível.
