De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a procura por procedimentos na área vem crescendo ano a ano. Conforme o estudo, em comparação com o ano de 2014, época em que o último relatório foi produzido, os procedimentos para fins reconstrutores e estéticos tiveram um crescimento de 23% e 8% respectivamente.
Para falar sobre as novidades do setor destinado ao público feminino, o Terapia do Luxo entrevistou a Dra. Monica Okamoto, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Médica Brasileira. Confira a entrevista a seguir.
A cirurgia para inclusão de prótese de mamas é um dos procedimentos mais realizados no Brasil. O que deve ser levado em consideração no momento de fazer esse procedimento?
Há muitos fatores a serem analisados e o principal deles é o desejo da paciente, o que ela espera de resultado. Decidido isto, existem alguns parâmetros a serem avaliados, como tamanho da mama atual, se há elasticidade dessa pele, se a mama é mais alta ou mais baixa no tórax da paciente e várias medidas são feitas, como distância do mamilo à fúrcula do osso esterno, e ao sulco da mama. A partir daí fica muito mais fácil escolher o formato, projeção, tamanho da base e volume do implante. É claro que parece muito teórico e difícil, mas nem tanto. O cirurgião sabe fazer isso e apresentará as melhores opções.
Novas próteses chegam ao mercado continuamente. Atualmente, qual o melhor ou melhores modelos de próteses a serem utilizados?
Há várias próteses chegando ao mercado, sim, e diversas delas de excelente qualidade, com melhor invólucro, diferentes consistências do gel, mas em termos de forma e tamanho, não há muita diferença. A melhor prótese e o melhor modelo são os que mais se adequam à queixa e ao biótipo da mulher. Lembrando que a qualidade da prótese, a idoneidade da empresa e o suporte que temos no pós-venda são da mesma forma importantes.
Existe alguma dificuldade para amamentação após a cirurgia?
Via de regra, não. Considerando que não há lesão do tecido mamário e nem dos mamilos na cirurgia, a paciente poderá amamentar (estamos nos referindo à cirurgia de colocação de implantes e não de mastopexia com próteses ou mamoplastia).
Outro tratamento que vem ganhando destaque é o rejuvenescimento íntimo. Como ele é realizado?
Chamamos de rejuvenescimento íntimo todo o tratamento que visa melhorar as queixas da paciente na região íntima. Podem ser estéticas, funcionais ou as duas. Estes tratamentos podem ser cirúrgicos como um ninfoplastia, ou não cirúrgicos, é o caso de peelings e lasers. Nesta conversa, vamos dar enfoque ao tratamento com laser, pois é o que temos tido maior procura ultimamente e consegue tratar muitas queixas estéticas e funcionais.
Além do rejuvenescimento e clareamento da pele, esse tratamento também atua no aumento da autoestima das mulheres. Como se dá esse processo?
O laser vai estimular a produção de colágeno e o aumento da irrigação sanguínea no local, melhorando a flacidez de todos os tecidos internos. Há uma melhora real não só na vida sexual, mas na qualidade de vida como um todo, devolvendo à mulher a liberdade para suas atividades diárias e promovendo uma elevação da autoestima e autoconfiança. Não é ótimo?