A sua dose diária de informação

Fabergé – A galinha dos ovos de ouro

Nestes dias em que o espírito da Páscoa ainda está presente, é impossível não falar dos ovos que Pierre-Karl Fabergé realizou para as czarinas russas.

Fabergé nasceu no dia 30 de maio de 1846 em São Petersburgo, na Russia, e morreu em 24 setembro de 1920 em Lausanne, na Suíça.

Em 1885 o czar Alexandre III ofereceu à sua esposa Maria Feodorovna o primeiro ovo Fabergé.

A czarina ficou tão encantada com esse ovo que o czar continuou encomendando todo ano um novo.

Dentro de cada ovo existe uma surpresa e eles são feitos de ouro, prata, diamantes, esmalte e várias pedras preciosas.

Alexandre III morreu em 1894 e seu filho, Nicolas II, manteve a tradição e encomendava 2 ovos por ano: um para sua mãe e outro para sua jovem mulher Alexandra Feodorovna.

Fabergé fez ao todo 52 ovos para a família imperial, mas  dois deles não foram oferecidos por causa da Revolução de 1917.

O bilionário americano Malcolm Forbes teve 12 ovos e vários outras peças Fabergé, que ficavam expostas no prédio da sua empresa na Quinta Avenida em Nova York.

Após sua morte, a coleção foi comprada pelo oligarca russo Viktor Vekselberg. Ele queria que os objetos “voltassem para casa”.

Atualmente, eles podem ser apreciados em São Petersburgo no museu Shuvalov.

Picture of Rafael Lupo Medina
Rafael Lupo Medina
Paulista de Araraquara, é gemólogo graduado pelo Gemological Institute of America (GIA) de Nova York. Vive há mais de 20 anos em Paris, trabalha na Maison Cartier e dá palestras e conselhos em joalheria.
0
Your Cart is Empty!

Parece que você ainda não adicionou nenhum item ao seu carrinho.

Navegar pelos produtos

Cookies

Nos comprometemos a proteger a privacidade e a segurança dos seus dados pessoais. Todas as informações coletadas por meio de cookies são tratadas conforme a LGPD, garantindo que seus dados sejam utilizados de maneira ética e responsável.